Quantcast
Channel: Crianças – Direto de Paris
Viewing all articles
Browse latest Browse all 42

Visitando o Marché de Noël da Notre-Dame

$
0
0

Quase todo ano, desde que cheguei em Paris, faço um post sobre um Marché de Noël, ou Mercado de Natal. Já fiz sobre o da Champs-Élysées, o do Trocadéro e o de La Défense. O escolhido desde ano fica pertinho do marco zero da cidade, isto é, da catedral de Notre-Dame.

Marché de Noël Notre-Dame

Visitar os mercados é um passeio que nunca me canso de fazer. Primeiro porque para mim esta tradição nos faz entrar no clima de Natal, e não falo isso por causa dos presentes que podem ser comprados ali e sim porque este é um passeio que reúne famílias e amigos. Até mesmo quem vai sozinho, como eu fui, acaba tendo belos encontros.

Marché de Noël Notre-Dame

Também nos mercados de Natal encontramos objetos e comidas que são tradicionais naquela região e até alguns que vêm de fora. Claro que tem muita coisa industrializada, mas a maioria dos produtos ainda é feita por artesãos e pequenos produtores.

Marché de Noël Notre-Dame

E aqui no Marché de Noël da Notre-Dame não é diferente. Antes de fotografar as pessoas e produtos, conversei com cada uma delas e aprendi muita coisa interessante. Tem, por exemplo, mel que vem de um pequeno produtor do sul da França, chamado Olivier Hutin. Ele vende sozinho, inclusive pela internet, seu site é Les Miels de Mon Pays. E eu não sabia que existiam tantos tipos diferentes de mel, como mel da montanha, mel de lavanda, etc. E ele me deixou provar um pouco de cada um deles.

Marché de Noël Notre-Dame

Também encontrei o pessoal da família Micouleau, fabricante de produtos do Sudoeste francês desde 1888. Aliás, reencontrei, porque eles estavam presentes no Marché du Sud-Ouest, que vou todos os anos e sobre o qual já escrevi um texto. Eles são muito simpáticos e me disseram, inclusive, que tinham conversado com muitos brasileiros desde o dia 12, quando o Marché de Noël da Notre-Dame começou. Acabei recebendo, ainda, um convite deles para visitar a fazenda, quando for para a região. Para quem quiser conhecê-los, aqui vai o site deles

Marché de Noël Notre-Dame

Havia muita coisa interessante também em artesanato. Como objetos em vidro feitos por um casal perto de Beauvais, na região parisiense. Além de portas-vela, esculturas e outros objetos, eles fazem vitrais, como antigamente.

Marché de Noël Notre-Dame

Para quem gosta de bijuteria, tinha muita coisa legal. Uma das artesãs se chama Isabel Ribeiro, é filha de portugueses e espanhóis e arranhou umas palavras em português comigo. Ela e o marido, que é da República Dominicana, só trabalham com material que vem de lá. Além de desenhar e fabricar as peças, ela trabalha com alguns artesãos dominicanos, procurando desenvolver as comunidades da região. Isabel e o marido também são pintores e colocaram para vender também alguns quadros no marché.

Marché de Noël Notre-Dame

Também encontrei uma comerciante que vende objetos em metal reciclado feito por artistas do Zimbábue. As obras têm formato de animais e são bem interessantes.

Marché de Noël Notre-Dame

Nesse conceito de desenvolver a economia de uma região, outro encontro muito interessante foi com Sabrina Trillos. Ela é venezuelana e, junto com o marido, mantém a Ara Chocolat, um ateliê de fabricação de chocolate. O diferencial é que eles são um dos poucos que fazem também a torrefação do cacau, que vem da agricultura orgânica de países como Venezuela, Belize, México, etc. Até as embalagens são ecológicas, feita de material reciclável. E o chocolate, cacau puro, é uma delícia. Eles têm uma loja no 9eme arrondissement. Quem quiser saber mais, o site é esse. Ah, Ara é Arara em francês.

Marché de Noël Notre-Dame

Marché de Noël Notre-Dame

Aí tem as guloseimas de sempre, e que é difícil resistir. Desta vez comprei um queijo de ovelha com azeite de oliva, que deveria durar dias, mas só durou uma hora depois que cheguei em casa. E isso porque, antes de comprar, os vendedores me fizeram degustar quase todos. Nem jantei de tanto queijo que comi.

Marché de Noël Notre-Dame

Tem também a barraca de frutas desidratadas. Pode parecer estranho, mas é uma boa trocar a batatinha frita por elas. São gostosas e, mesmo com o processo de desidratação, mais saudáveis.

Marché de Noël Notre-Dame

Marché de Noël Notre-Dame

Apesar de pequeno, o Marché de Noël da Notre-Dame tem bastante coisa. Fora o que já citei aqui, tem ainda os mais tradicionais, como a tenda do Pain d’Épices (pão com especiarias), do vinho quente, de chaveiros, de outros tipos de artesanato, outras de bijuterias, etc. Se você estiver ali perto do Square René Viviani até o dia 23 de dezembro, dê uma passadinha. Acho que vai gostar.

Marché de Noël Notre-Dame

Marché de Noël Paris Notre-Dame
Square Viviani
75005 Paris
De 12 a 23 de dezembro de 2015.
Horários: das 10h às 20h. Finais de semana até as 21h.
Metrô: Metrôs: Saint-Michel-Notre-Dame – linha 4, RER B e RER C
Cluny-La Soubornne – linha 10
Maubert-Mutualité – linha 10

Marché de Noël Notre-Dame

Planeje sua viagem
* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars

Procurando hotel? Reserve com o Booking. Os melhores preços, pode cancelar quando quiser e você ainda ajuda o Direto de Paris

Tags:  , , , , , , , , , , , ,

Del.icio.us
Facebook
TweetThis
Digg
StumbleUpon


Copyright © Direto de Paris [Visitando o Marché de Noël da Notre-Dame], All Right Reserved. 2016.

O post Visitando o Marché de Noël da Notre-Dame apareceu primeiro em Direto de Paris.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 42

Latest Images

Trending Articles





Latest Images